ACESSE
O PORTAL
BIBLIOTECA
ONLINE
CONSULTA
DE DIPLOMA
PLATAFORMA
VIRTUAL (SAF)
26/01/2023 17:15:00

Acadêmico de Direito da Fasipe vai disputar Mundial de Natação no Japão

O paratleta sinopense e acadêmico de direito da Fasipe, Adriano Luíz dos Santos Bonkewich conquistou uma vaga para disputar o Mundial de Natação 2023, no Japão, competição importante para o ciclo das Paraolimpíadas Paris 2024.  O atleta irá competir nas modalidades 50mts. Borboleta, 100mts. Borboleta, 200mts. Livre 400mts Livre e 200mts. Costa, “sinto que estou muito próximo de realizar o meu sonho, que é disputar uma paraolimpíada representado o Mato Grosso, e o apoio da Unifasipe tem me dado a possibilidade de realizar esse grande objetivo”.
A Fasipe se sente orgulhoso por fazer parte dessa conquista junto com o Adriano e por fomentar o incentivo ao esporte em nossa cidade.

O Atleta

Adriano é fruto dessa terra, a terra de Sinop está em sua veia, em seu sangue circula a garra do povo sinopense, transpira o sonho dos colonizadores, que veio com o desejo de transformar uma região de pura mata, sem estradas, sem recursos, com um único desejo de fazer Sinop referência para o nortão, Mato Grasso, Brasil e o Mundo.

Desta mesma forma o Adriano, por meio da natação, do esporte Paralímpico, tem transformado levado o nome de Sinop, a nível regional em primeiro lugar, nível nacional Tri- Campeão Brasileiro, Sul Americano, agora também no Mundial de natação em Fukuoka no Japão, campeonato que será realizado do dia 01 de Agosto de 2023 até 11 de Agosto de 2023.       

A vida de Adriano sempre foi o esporte, durante sua infância seu sonho era ser goleiro profissional. Treinou no time da escola e chegou a competir nos jogos estudantis de Sinop. Nasci em Sinop- Mato Grosso, em 17 Maio de 1985, entretanto, aos 14 anos sofreu um acidente que o fez desistir de seus sonhos. Enquanto operava uma serra circular, sua mão esquerda foi dilacerada, acarretando na perda da mesma.

No ano de 2012, durante as paraolimpíadas de Londres ao ver o Daniel Dias nas paraolimpíadas Adriano ficou emocionado e criou esperança que um dia poderia aprender a nadar. Passada a emoção e tudo voltou ao normal, mas no ano de 2013 quando ao subir na balança e perceber que estava com 102 quilos decidiu que tinha que tomar uma atitude. Procurou uma academia que o recomendou passar primeiro por um médico, esse de início o orientou a começar o treino pela natação e depois partir para uma academia.

Assim, começou o namoro com a natação, em sua primeira aula na Escola Peixinho de natação questionou o professor se era realmente possível ele aprender a nadar. Para sua esperança a resposta não foi só um sim, mas também um “ você vai amar e não vai querer mais largar”. Já nas primeiras aulas aquela emoção que ele havia sentido ao ver o Daniel Dias nadando retornou, e a cada aula, braçada por braçada, ele ficava mais empolgado com a natação.

No ano de 2015 resolveu retornar em definitivo para sua cidade natal,  Sinop  em Mato Grosso,  e claro, continuou nadando no clube Pica Pau Sports. Durante as aulas, sua professora dizia para ele se imaginar nas olimpíadas, mesmo achando a ideia maluca, o fazia. Eis que em  2016 surgiu a oportunidade de  representar Sinop nos Estaduais de Paranatação. Convidado pelo próprio clube começou a competir. Desde então, já conquistou 76 medalhas individuais no Estadual, 4 medalhas no Centro oeste paraolímpico realizado na cidade de Goiânia e 5 medalhas no brasileiro Realizado na cidade de Fortaleza –CE

No Centro Oeste 2018, em sua categoria, ficou com ouro nas provas de  100 m borboleta e na de 400 m crawl, prata na de 100 m costas e bronze na de 100 m crawl.  Já no Brasileiro de 2018 em Fortaleza, ganhou ouro nos 100 m Borboleta, prata nos  50 m Borboleta e nos 100 m Costas,  e bronze nos  50 m Crawl e 100 m Crawl. Em 2019 conseguiu sua maior vitória até agora, uma vaga para o campeonato Paralipico universitário, o 2° FISU AMERICA Games, na cidade de Merida, México .

Além disso, já teve aparições na mídia pela TVCA, nos ano 2016, 2018 e 2019 na qual foi retratado como exemplo de superação e matéria no jornal impresso de Rio Claro.                                                                                                                                     

Fortalecimento

 Com o intuito de melhorar seu   desempenho, após o campeonato em Fortaleza, o atleta começou um acampamento de pilates, com a Dra. Vanessa da X8 academia, e nutricional com o   Dr. Ricardo. Além também dos treinos tradicionais na academia. Dessa forma, terá um corpo profissional e apto para quebrar seus recordes.

Os primeiros resultados de todo esse trabalho já ocorreram em março. Nos dias 29 e 31 acontecerá o Centro-leste paraolímpico em Uberlândia, (ficou com Ouro no 100 metros borboleta, Prata no 100 metros costas e bronze nos 50 metros Crawl, sendo essas 3 provas que o classificou para as demais competições) atingiu sua classificação para as Paraolimpíadas Universitárias nos dias 24 à 27 de Julho na cidade de São Paulo –SP. Com isso participou da Seletiva que houve para Tóquio- Japão, não se classificou, mas obteve bons resultado que até o Vasco da Gama quis contratar para fazer parte do Clube Vasco da Gama de Natação. 3 Ouros no Sul Americano no Rio de Janeiro, do Dia 1 a 5 de Dezembro de 2021 no Rio de Janeiro Capital, com isso garantindo vaga para o Pana americano de Medellín na Colômbia no mês de Julho de 2022 nos dias 20- 28 de Julho.

No ano de 2022 em Bueno Aires Argentina conquistando o 3º lugar nos (esse terceiro lugar depois vira Prata 2º porque o atleta que tinha conquistado a Prata pois foi pego no doping por estar utilizando substâncias não permitida).  

4º Lugar nos 100 metros Costa, 4º lugar nos 100 metros Borboleta, 5º lugar nos 100 metros livre e o 6º lugar nos 50 metros livre. Volto para casa com alegria de representa o Brasil nessa Competição Internacional, e também por ser um dos três atletas brasileiro Finalista. Sheldon, Henrique Gurzel e Adriano atletas brasileiro que representaram o Brasil nas Finais do OPEN Campeonato Internacional de Natação em Buenos Aires Argentina.

PANAAMERICANO EM MEDELLÍM COLÔMBIA

É com imensa alegria e satisfação que venho trazer as boas notícias do PanAmericano Máster de Natação de Clube Realizado em Medellín na Colômbia. Conquistei o 1 lugar nos 200 Metros Costa = Medalha de Ouro ou seja Campeão PanAmericano Máster nos 200 metros,  Ouro nos  💯 Metros Borboleta, 9 lugar nos 50 metros Borboleta e 12 lugar nos 400 metros livre. Conquistei 4 vagas para O Japão no  mês de Agosto de 2023. Tenho 370 para se preparar o Mundial. Quero agradecer por você acredita no meu trabalho, pelo voto de confiança. Essa foto no foi da Primeira medalha de Ouro, quando fiquei Campeão PanAmericano Máster, a Olga Diretora da Organização ficou admirada com o Resultado e quis entregar a Medalha e também tirar. A outra Medalha de Ouro é do Sul Americano, essa medalha é por eu ser um representante do continente da América do Sul no Mundial de Natação no Japão 🎌🇯🇵 em 2023.

O seu último campeonato disputado foi o Campeonato Brasileiro Meeting Loterias Caixa de Natação. Adriano ficou Tri Campeão Brasileiro nos  💯  metros Borboleta 1º lugar= Ouro, foi Campeão nos 💯 metros Costa 1º lugar = Ouro, 2º lugar = Prata nos 💯 livre e ficou com o 2º lugar nos 400 metros livre. Pela primeira vez fiquei Campeão nos 💯 metros Costa. Estou muito feliz pelo resultado alcançado. Muito obrigado pela oportunidade de representa Sinop e o Mato Grosso no Campeonato Brasileiro Meeting da Loterias Caixa em Goiânia GO.

(66) 99254-4850