Olmir Bampi Jr. | O Direito de se abrir a novas possibilidades: de acadêmico a diretor da Fasipe Cuiabá
Era 2012 quando Olmir Bampi Junior decidiu encarar o sonho do ensino superior. Aos 28 anos, com o Ensino Médio já distante, a vida adulta em curso e a rotina dividida entre trabalho e estudos, ele carregava na bagagem mais do que a vontade de ser advogado: levava o desejo sincero de mudar de vida.
Na época, escolheu a Fasipe (hoje UNIFASIPE) pela excelência de seu corpo docente, estrutura de ponta e eventos acadêmicos que iam além da sala de aula. Mas o que ele não sabia é que aquela escolha mudaria seu destino de forma definitiva.
“Eu entrei na graduação com muitos anos de diferença do Ensino Médio. Era um projeto de vida. Um sonho. E descobri que tudo tem o seu tempo”, relembra Olmir.
Com esforço, superou desafios, conciliou a jornada dupla e foi aprovado no Exame da OAB antes mesmo da colação de grau — esta viria com uma surpresa emocionante: foi laureado como aluno destaque. “Eu nem sabia que existia essa possibilidade. Quando chamaram meu nome, não acreditei. Dentre tantos colegas, eu consegui me destacar.”
O início da vida profissional veio em um escritório de advocacia, mas o destino ainda reservava outro chamado: a docência. Em pouco tempo, voltou à instituição como colaborador. Começou nos bastidores administrativos da coordenação adjunta, depois assumiu a sala de aula onde antes era aluno, agora o recebia como professor. Com o tempo, tornou-se coordenador do curso de Direito, mas não mais em Sinop, e sim em Cuiabá.
“Eu costumo dizer que fui escolhido pela docência. Não era o plano, mas foi onde encontrei realização. Nada é mais gratificante do que saber que você contribuiu para mudar a vida de alguém.”
Foram quase seis anos como coordenador adjunto em Sinop quando veio o convite que exigiu mais uma dose de coragem: assumir a coordenação do curso de Direito da Fasipe Cuiabá. O medo de deixar a cidade onde viveu por 36 anos era real, mas foi vencido pelo apoio da equipe e pela certeza de que mudanças trazem crescimento.
Hoje, com mais um desafio aceito para assumir a diretoria da Fasipe Cuiabá, Olmir lidera com empatia e escuta ativa — marcas do ensino humanizado que o formou e que agora ele ajuda a multiplicar.
“Ser lembrado para esse cargo tão importante me emociona. Nunca sonhei em ser diretor, mas a vida me mostrou um caminho que eu nem sabia que queria trilhar. É preciso se abrir às possibilidades que não estavam nos nossos planos, mas que fazem todo o sentido quando a gente chega lá. Hoje, sou feliz liderando uma equipe dedicada a transformar vidas por meio da educação.”
Sua trajetória é um convite à reflexão e à coragem. Um lembrete de que cada um tem seu tempo, sua história e que um ambiente coletivo que gera pertencimento - mesmo que fora dos planos originais - te leva longe e para caminhos melhores, feitos para você.